11/05/2014

A Fábula do Gato e da Sereia [Extras]



Desenvolvimento & Curiosidades

  A ideia para a história surgiu mesmo a partir da imagem da capa. Não sei vocês, mas achei lindíssima. Às vezes gosto de ficar olhando, percebendo os mínimos detalhes – como por exemplo o reflexo da sereia no vidro do aquário – e isso me deixa extasiada com a perfeição e talento de seu autor ou autora.

  A opção por fazer com rimas veio porque acho que nada combina mais com um romance do que poesia. Não tive preparação alguma. As palavras vinham na minha mente e eu pensava em alguma outra com a mesma terminação para completar a frase. O resultado foram algumas rimas para dar um gostinho especial à narrativa.

  O site de sinônimos ajudou muito na hora de pegar palavras mais complexas, que a gente não vê no dia a dia. Um exemplo é uma das primeiras: trivial. Pensando no modelo de uma fábula, escrevi trocando o “você” por “tu”. Achei que no final deu um ar de coisa antiga, meio “Romeu e Julieta”.

  A obra foi escrita em agosto de 2013 em um tempo bem curto e não precisou de quase nenhuma revisão. A ideias para o título envolviam algo como “Um Gato Apaixonado” ou “A Bela Sereia Tessala”, mas acabei optando mesmo pelo “A Fábula do Gato e da Sereia”, como eu inicialmente apelidei.

  A mensagem principal da história foi o amor pela bela sereia fez com que o Manhoso procurasse satisfazer todos os seus desejos, mesmo tendo que “levar a culpa” no final do dia. É certo que esse tipo de amor – entre dois opostos, um gato e um peixe, um predador e sua presa – não tinha esperanças de dar certo desde o início. Mas o que acabou mesmo com todas as chances foi o fato de Manhoso não poder realizar o último e mais importante desejo de sua amada: ver o mar.


Final alternativo

  Depois de algum tempo, Manhoso falece sem, porém, conquistar o coração de sua amada sereia. Entretanto, Tessala continua com o desejo de visitar o mar.

  Certo dia, um gato vira-lata, que estava passeando pelo muro, viu a sereia no aquário e resolveu se aproximar. Ela novamente faz o pedido para ver o mar, ao que ele responde:
“Rápido! Entre na minha boca que te levarei até lá.”
  E, sem pensar duas vezes, a bela sereia Tessala o fez.

  Um resumo rápido de um possível final para o conto.
  Apesar de não ficar claro se afinal de contas o gato a devora ou a leva para conhecer o mar, decidi não colocar esse final por ser bem deprimido Aliás, quando tive a ideia para a história, quase não a escrevi por achar muito triste. Enfim, acho que o resultado final ficou ótimo, um bom encerramento.

  É isso o que tenho para falar da história. Fica a ideia para as próximas, se vocês gostaram.


  Beijokas da Frida ;*