29/12/2014

A Ira de Éris [Extras]


Escrevendo uma história para um dos Desafios do Nyah! Fanfiction.

O desafio mais difícil!!

Tenho que começar dizendo que este foi, de longe, o desafio mais difícil já lançado pelo Nyah!, na minha opinião. Não só porque era para escrever uma fanfic (fora alguns rascunhos, nunca fiz uma), mas por causa da limitação. Em tudo. Número de palavras, gêneros e um conflito bem restrito. Não sei a opinião das pessoas que participaram deste e outros desafios do site, mas para mim foi extremamente difícil e complicado participar deste. E não tão divertido como os outros dois.
Enfim, quero contar nos próximos parágrafos sobre como foi escrever uma história para o desafio, um processo bem diferente do que nós, escritores, estamos acostumados.

Fanfic de quê?!

A primeira questão do desafio era qual filme/quadrinho/série eu iria fazer a fanfic. O mais importante é que eu deveria conhecer bem o programa e que também os leitores reconhecessem (é raro alguém ler uma fanfic de algo que não conhece). Agora, havia dois caminhos que eu via para escolher o programa...
1. Um recente. Exigiria um enredo super diferente, que se destacasse dos demais.
2. Um antigo. Poderia causar nostalgia em alguns leitores, mas também corria o perigo de muitos não conhecerem.
Como vocês sabem, optei pela segunda opção. Quanto à escolha, li todas as categorias que estavam no Nyah!.
Em resumo ~ HQs: li pouquíssimos; Séries: complicado, muitas horas para assistir, varia de acordo com a temporada (conseguem ser perfeitas e um lixo dependendo da época); Filmes: fico com eles.

Qual vilão escolher?

Vilões parecia ser o caminho ideal, e não seguido por muita gente. Dois problemas. Um: o vilão precisa ser carismático, ter uma personalidade que faz com que você lembre-se dele. Parece simples? Ah, para os heróis é sim, pois são normalmente os protagonistas. E os vilões ficam como segundo plano muitas vezes, aquele personagem deixado de lado e ignorado.
Dois: ele precisa estar vivo e não bonzinho. É impressionante o quanto é difícil achar um vilão que não tenha passado para o lado do bem no final. Ou que tenha sobrevivido à surra do herói. Poxa, ser vilão é dureza, hein? É, é mesmo.
No final, fiquei contente em ter pensado na vilã Éris. Para mim, é uma personagem pouco explorada, mas com muito potencial e bem intrigante, com uma áurea própria. E ela preenchia os dois requisitos acima.

Uma mensagem final...

A fic não ficou tão boa quanto esperava. Acho que o grande dilema foi postar a história, mesmo sabendo que não era bem o que eu pensei inicialmente e, com certeza, fugindo da proposta para o desafio.
Bom, mesmo que não tenha servido para os propósitos do desafio, A Ira de Éris me deixou orgulhosa. Entre os motivos, o principal foi por ter me dado coragem para poder escrever (até o final!) minha primeira fanfic.
Sério, eu cheguei muito perto de desistir por causa das dificuldades. Fiquei desanimada, achando que realmente que não conseguiria. E aí, alguns dias antes da data limite, sentei em frente ao PC e escrevi a fanfic, do começo ao fim.
Afinal, desafios são para isso: fazer com que você escreva algo que, de outra maneira, não escreveria. Às vezes, o resultado pode ser surpreendente. Ou não.
Se você não tentar, nunca saberá qual dos dois irá ser.

Frida ;*

Obs: para desafios que tiveram resultados surpreendentes, não deixe de conferir A Fábula do Gato e da Sereia e Lados Opostos.